terça-feira, 29 de abril de 2008

Posso ou não me masturbar?


Apesar dos jovens estarem melhor informados sobre sexualidade na atualidade, dúvidas sobre as conseqüências negativas da prática masturbatória sobre a saúde (física e mental) ainda são bastante comuns entre eles.

Por muito tempo, a masturbação - ato de manipulação da região genital que, normalmente, resulta em prazer erótico - foi entendida como um mau hábito e esse conceito equivocados sobre o "sexo solitário" foi transmitido de geração para geração.

No século XVIII, por exemplo, Tissot escreveu um tratado sobre as conseqüências do ato masturbatório e destacou que as doenças mentais e cerebrais poderiam surgir da masturbação, bem como a fraqueza física, a palidez, o desinteresse geral e até os sinais de esquizofrenia e epilepsia.

Naquela época, a masturbação era condenada pela sociedade e pela própria ciência. A religião católica também contribuiu para o surgimento e para a manutenção de crendices e tabus que condenam a masturbação até hoje, considerando-a como um ato pecaminoso.

A conseqüência de tais idéias é o prejuízo ao bem-estar físico e mental do indivíduo que se masturba, uma vez que desperta sentimentos de culpa, de repulsa, aflição e ansiedade, prejudicando, assim, sua auto-imagem e dificultando a satisfação sexual da vida adulta.

Estudos atuais são unânimes em mostrar que a masturbação é uma prática natural e saudável, pois promove o conhecimento do próprio corpo e das zonas de maior prazer, o que favorece inclusive a satisfação sexual a dois. Hoje sabemos que masturbação não causa impotência, distúrbios psicóticos ou qualquer outro dano físico, mental ou de desempenho sexual.

Masturbar-se é preocupante e requer cuidados e orientação de especialista apenas quando o indivíduo deixa de ter outras atividades (como namoro, estudo, trabalho, relacionamento com amigos, etc.) para praticar o ato masturbatório inúmeras vezes ao dia. Ou seja, quando a masturbação se torna uma necessidade constante e incontrolável, substituindo outros prazeres e necessidades. Além desse caso, frente ao desejo sexual e a impossibilidade momentânea de relação sexual a dois, a masturbação é um recurso possível e saudável para homens e mulheres, adolescentes ou adultos.

Fonte(s):


• (1) Grünspun H. Distúrbios Neuróticos da Criança. 4ª ed. São Paulo: Ed. Atheneu, 1998.
• (2) Kanner L. Tratado de Psiquiatria Infantil. Santiago: Zig-Zag, 1951.
• (3) Reis MMF. Masturbação. Website: http://www.instituto-h-ellis.com.br, 2003.


bom galera deu para vcs saberem um pouco sobre o tema abordado , decidimos fazer uma opnião de cada integrante do grupo :

NADJAMARA: Atualmente é cada vez maior a informação sobre a sexualidade ,mais ainda com tantas informações ainda batem dúvidas sobre certos assuntos ,sobre o seu corpo.E sobre essas duvidas tem a questão da masturbação .
A masturbação que antes era vista como um ato pecaminoso pela igreja.A familia passava para os filhos que a masturbação era um ato errado e que quando se mastubava causava esquisofrenia e epilepsia,fraquesa fisica ,a palidez e até dizer que apareciam espinhas .Mas ao contrario do passado a ciência hoje ja diz que a pratica de se masturbar é totalmente saldavel. (NADJAMARA MIRANDA 16 ANOS SUJESTÕES :NM13LTNG@HOTMAIL.COM)

PATRICIA:OS jovens estão mais informados sobre sexualidade ,apezar que a muito tempo esse ato de se mastubar era considerado como um ato horrivel que a pessoa poderia fazer , diziam até mesmo que ao se mastubar as pessoa poderião ter, doenças mentais , fraqueza fisica e palidez entre outros.
hoje podemos ter certeza que a masturbação não e nada disso q as pessoas do passado diziam ,temos a certeza que a masturbação é uma pratica natural e saudavel para o corpo .

MICHAIRO: AO longo do tempo esse asunto é considerado muito polemico e com opniões diversas entre contra e a favor .MAS o que não podemos deixar de saber é que esse ato de se masturbar é nada mais do que um examinhe de seu propio corpo .Onde podemos observar sensações e prazeres ocultos .ENTÃO devemos respeitar as pessoas que praticam e não levar como se fosse algo horrivel e sim natural.


AGRADECEMOS A VISITA DE CADA UM , E MAIS ASUNTOS SERÃO TRATOS AQUI AO DECORRER DAS UNIDADES !!!



"SEJA VOCÊ MESMO!!!"

Nenhum comentário: